
MISSÃO SOCIAL ÁGAPE

Enquanto andava entre nós, Cristo, por meio de seus atos, revolucionou a forma de viver do ser humano. Foi servo em prol de resgatar vidas: ‘’Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos’’ (Marcos 10:45, NAA). Agiu em amor, graça, compaixão, misericórdia, justiça e liberdade.
No decorrer dos Evangelhos, vemos que Jesus foi capacitado pelo Espírito Santo e cumpriu a sua missão. Mas tal incumbência não parou nEle, era necessário continuar. Notamos algumas falas maravilhosas de Cristo nos evangelhos e em Atos direcionando novas pessoas para a tarefa. Todo cristão recebe um direcionamento: ‘’Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.’’ (João 20:21b, NAA). Nossa atuação no mundo deve refletir tal instrução, sendo nossas ações as mesmas de Cristo. Deste modo:
TODO CRISTÃO É UM MISSIONÁRIO!
Um missionário no tempo presente não é o mesmo de tempos passados e nem será o missionário de um futuro distante. Na Proposta para mudança de perspectiva e ampliação do foco pastoral, missional e missionário da Convenção Batista Paranaense:
‘’Um novo tempo traz consigo novos desafios, pois apresenta novas realidades, configurações socioculturais, contextos políticos e ideológicos, avanços tecnológicos, reelaborações missiológicas etc. O “ser missionário” está intrinsecamente condicionado à capacidade desse agente se comunicar com as pessoas do tempo presente’’ (Shimura, Igor et al. 2019, p.14).

NOSSO CONTEXTO
No documento intitulado Perfil de Londrina, (KORGUT, et al, 2024) é apresentado dados confiáveis e objetivos sobre a pequena Londres. Algo que toca nossas vidas, é a quantidade de assentamentos da cidade, sejam, ocupações irregulares no município ou em áreas particulares e até mesmo áreas aptas a serem regularizadas. Frente a isso cabe questionar: quais são as condições de vida destas famílias? A quais vulnerabilidades elas estão expostas?
A condição precária da vida nestes ambientes é nítida e contrastante com a realidade da outra parte da população. A pobreza financeira é apenas uma evidência da necessidade de mudança em tais realidades, tal sintoma vem acompanhado de um aprisionamento intelectual, emocional e até mesmo físico. Muitos dessa realidade acabam permanecendo cativos e reféns de suas situações, não encontrando força e apoio para almejarem mudança. Tais pessoas gritam por socorro sem abrir a boca… Quem está disposto a ouvir o clamor destes aflitos? Como podemos ser agentes do Reino para estas vidas?
OBJETIVO
Com este contexto em mente e com os pés no chão da realidade Londrinense, emerge em nosso coração a Missão Social Ágape, um projeto que busca dialogar com estes territórios e públicos em situação de vulnerabilidade gerando transformação social e promoção da cidadania através do evangelho de Cristo.
SOMOS CHAMADOS À RESPONSABILIDADE!
AÇÕES
-
Acreditamos em uma Igreja que vai até o perdido, com isso, visitas são realizadas para escuta e cuidado.
-
A compreensão e o estímulo das práticas cristãs de maneira contextual nos move à realização de rodas de conversa sobre a fé relacionadas com as temáticas e vivências do dia a dia;
-
Oração intencional e intercessória faz parte desta prática, assim como descrito em 1 Tessalonicenses 5:17 (NAA): ''Orem sem cessar''.
-
Acreditamos que a promoção da cidadania e a garantia de direitos, caminha junto com a vivência do evangelho, o que gera transformação social. Um exemplo disto é a ação de alfabetização a partir da Bíblia, que une o evangelho à promoção da cidadania.
VOLUNTARIADO
Caso tenha interesse em servir conosco neste projeto, sozinho ou com sua comunidade de fé, entre em contato e saiba mais.
EXTENSÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Se você é estudante de Teologia e precisa cumprir uma carga horária específica, entre em contato para verificar a possibilidade de realizar horas de extensão e estágio supervisionado conosco.
SEJA UM VOLUNTÁRIO
REFERÊNCIAS
-
BÍBLIA. Português. Almeida Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
-
SHIMURA, Igor et al. Proposta para mudança de perspectiva e ampliação do foco pastoral, missional e missionário da CBP. [S. l.]: Convenção Batista Paranaense, 2019.
-
KORGUT, Alexander et al. Perfil de Londrina 2024: ano-base 2023. Londrina: Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, 2024. Disponível em: https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-planejamento/gpi/perfil-de-londrina-2024/66537-perfil-de-londrina-2024-ano-base-2023/file. Acesso em: 14 maio 2025.


